Cartão de crédito: devo comprar à vista ou parcelado?

O cartão de crédito se transformou em um item indispensável no dia a dia das pessoas, devido as inúmeras facilidades que ele oferece na hora de pagar as contas, mas é preciso usá-lo com consciência para não se prejudicar.

Pensando nisso, saber quando comprar à vista ou parcelado faz toda a diferença, pois, assim é possível manter a renda equilibrada e não sobrecarregar o orçamento de forma inconsequente.

Sendo assim, depois de fazer uma comparação abrangente em relação ao assunto, fica mais fácil escolher aquela opção que atenda melhor às suas necessidades especificas.

Cartão de crédito: devo comprar à vista ou parcelado?

Como é feito o pagamento a prazo no cartão de crédito?

Entre os inúmeros recursos oferecidos pelo cartão de crédito, um dos mais atrativos é a possibilidade dopagamento a prazo,visto que isso traz muita facilidade na hora de efetuar uma compra. 

Em todo caso, para que o parcelamento não traga prejuízos, é importante conhecer todas as formas que ele pode ser feito, sem esquecer que isso vai depender das condições oferecidas pelo próprio estabelecimento em cada situação, por exemplo:

Pagamento a prazo no cartão de crédito sem juros;

O valor total da compra não sofre alteração, ou seja, a parcela será menor, mas o preço continuará o mesmo.

Essa é uma ótima opção caso o pagamento a vista não apresente descontos consideráveis, pois, é mais fácil controlar as finanças.

Pagamento a prazo no cartão de crédito com juros;

O valor total da compra sofre um acréscimo em cada parcela e o preço do item adquirido acaba ficando um pouco mais caro no final das contas.

Resumindo, é como se você acabasse pagando para ter o benefício do parcelamento, e dependendo do valor, isso acabará se tornando um péssimo negócio.

Outro ponto importante que deve ser ressaltado é que, para fazer o pagamento a prazo o limite do cartão de crédito deve ser mantido, então esteja sempre atento quanto a esse requisito.

Quem estoura o limite do cartão corre o risco de contrair uma dívida muito maior do que pode pagar, pois, o efeito bola de neve nunca para de crescer e o esquema de juros rotativo costuma dificultar ainda mais a situação.

Quais as vantagens do pagamento a vista no cartão de crédito?

Embora o pagamento a prazo seja um forte aliado para facilitar as compras no cartão de crédito, na maioria das vezes, pagar à vista também pode ser muito vantajoso, principalmente porque fica mais fácil evitar o endividamento desnecessário. 

Além disso, ao decidir pagar à vista, o leque das possibilidades se abre, uma vez que é possível tentar uma negociação para abaixar o preço, chegando num consenso que agrade ambas as partes e mantendo o limite do cartão de crédito livre para outras prioridades.

Nesse quesito é possível perceber que o parcelamento só deve ser feito em caso de extrema necessidade, priorizando uma relação de extrema responsabilidade com o dinheiro.

Consideração finais sobre o pagamento à vista ou a prazo

Havendo um planejamento consciente para que os gastos não fujam do controle é possível aproveitar os benefícios do cartão de crédito tanto a vista quanto a prazo e evitar o acumulo de dívidas por causa da irresponsabilidade. 

Em todo caso, como o pagamento a prazo é um recurso que compromete o orçamento do mês momentaneamente, comprar à vista continua sendo a melhor opção, pois assim é possível diminuir o risco de imprevistos na hora de pagar as dívidas.

Até porque, adquirindo consciência financeira e entendendo onde o dinheiro está sendo investido, fica mais fácil conseguir estabilizar o orçamento para que não haja problemas ou a negativação de seus recursos no cartão de crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *